terça-feira, 21 de julho de 2009

João Afonso e João Lucas - 1 de Agosto





UM REDONDO VOCÁBULO
João Afonso apresenta novo CD

. Uma visita à vida e obra de José Afonso, vinte anos após a sua morte e no seu 80º aniversário

Um redondo vocábulo transmite um olhar diferente e intimista sobre a obra poética e musical de José Afonso. Com João Lucas ao piano e a voz de João Afonso, o projecto materializa-se num CD que está na base de uma série de espectáculos que dão um testemunho inédito sobre aquele compositor-intérprete maior da música portuguesa contemporânea.

Inovador no panorama dos trabalhos musicais editados sobre José Afonso, o presente trabalho discográfico vem dar a conhecer, pela primeira vez, os temas mais complexos e bonitos da sua obra, tanto em termos poéticos como no que diz respeito à estrutura musical. Temas que valorizam o lado filosófico, intelectual e introspectivo de José Afonso.

Os recitais de Um redondo vocábulo iniciaram-se em 2007, dando corpo à vontade de criar um espectáculo distinto sobre José Afonso, surpreendendo todos os amantes da sua música.

Na selecção de cada tema falado ou cantado, houve a preocupação de transmitir, com as próprias palavras de Zeca, o carácter solitário e independente do seu pensamento, evocando episódios da sua vida, no início e no fim de cada espectáculo. Uma escolha criteriosa que respeitou, não só, um percurso cronológico, como também as diferentes fases da vida de José Afonso, em termos de composição musical. Vão-se revelando aspectos da sua infância, da sua vivência em África, das suas dúvidas e consciência do mundo, realçando as características mais intimistas do seu pessimismo lúcido.

Évora, Gaia, Lisboa, Setúbal, Viana do Castelo, Cascais, Caldas da Rainha, entre outras cidades e também no estrangeiro, nomeadamente, em Macau (Casa de Portugal), Tailândia (Embaixada de Portugal) e Espanha estão já na rota dos recitais do cantor.

Um redondo vocábulo é um trabalho delicado que mergulha numa linguagem musical nova e intensa, na qual sobressaem os arranjos para piano, de João Lucas, que dão um carácter mais erudito ao trabalho.
Um testemunho dado pelo sobrinho de José Afonso que, melhor que ninguém, conhece profundamente a sua obra e a sua vivência poética.

O CD agora lançado é distribuído pela Artstation/Mercado da Cultura (www.mercadodacultura.pt).

1 comentário:

  1. É lindo o CD. Já ouvi e vou ouvir, ouvir, ouvir! É pena que ainda não esteja em todas as lojas...

    ResponderEliminar